3 Dicas de como falar inglês com confiança

Home/Aprender Inglês/3 Dicas de como falar inglês com confiança
3 Dicas de como falar inglês com confiança 2017-04-07T21:42:45+00:00

Passo 1 – Mude seu mindset, isto é, a forma que você pensa sobre falar inglês

A maioria das pessoas que estão aprendendo inglês pensam que uma vez que souberem uma gramática perfeita e contruirem um bom vocabulário, falar inglês se tornará fácil para elas.

Mas isso não funciona assim.

Ter problemas de confiança ao falar não necessariamente tem a ver com aprender mais inglês. Você precisa atacar o problema específico em sí, que é a confiança.

Falar inglês com confiança

Falar inglês com confiança

Você precisa encarar suas emoções. Saber que toda vez que você se sentir nervoso, você está na situação perfeita para construir mais confiança.

Você fica nervoso durante reuniões ou ligações? Eu entendo complemente, mas não tente evitar estas situações. Use elas como oportunidades de se tornar melhor, mais confiante. Pense nelas como momentos para treinar e melhorar, e saiba que em cada experiência dificultosa que você tiver, você estará construindo sua auto-confiança um pouco mais.

Você precisa encontrar oportunidades que te fazen sentir um pouco nervoso ao falar inglês. É apenas parte do processo. Mas você deve ir devagar…

Passo 2 – Faça disso um processo mais fácil começando devagar

Se você tem grandes problemas com confiança, você precisa começar dando pequenos passos.

Pode ser realmente intimidante se você tem grandes apresentações à frente de gerentes da sua empresa em inglês. Então se prepare para esta possibilidade tomando uma atitude agora.

Encontre recursos de conversação online mais confortáveis. Existem muitos recursos onde você pode encontrar pessoas para conversar, e quanto mais conversas você tiver, melhor ficará a sua confiança.

Encontre alguem que queira aprender a falar português e que seja nativo inglês e troque dicas com ele. Troquem aulas, assim ambos, ele tentando aprender português e você inglês, vão aprender e ganhar mais confiança na fala.

No entando você não precisa conversar com um nativo, você pode trocar dicas e treinar sua conversa e sua auto-confiança com alguém que também esteja aprendendo a falar inglês, assim como você.

Para treinar conversas, estabeleça um assunto, estude palavras do assunto e depois a conversa vai fluir tranquilamente.

Estudando com outro aprendiz, você verá que não é só você que comete erros e com o tempo vai se sentir totalmente confortável em errar até acertar, e verá que está tudo bem cometer erros.

Passo 3 – Cometer erros podem te levar à confiança

Já ví muitos estudantes que gastaram muitas energias tentando evitar erros.

Eles costumam ter sucesso nos seus empregos e pensam que sei inglês deve seguir o mesmo sucesso das suas carreiras.

Mas não compare seu sucesso com o quão corretamente você fala. São duas coisas totalmente diferentes.

Agora é bem possivel que você pense que as outras pessoas vão julgar a forma que você fala. Talvez elas até julguem! Mas deixe estas pessoas pra lá, elas obviamente são críticas consigo mesmas e possivelmente seja muito mais cheias de inseguranças quanto a cometer erros que você.

Toda a vez que você comete um erro, e anote isso, é porque você está aprendendo e se tornando melho no que está tentando fazer.

Não espere dizer corretamente da proxima vez, mas vai chegar essa hora. Seja paciente consigo mesmo. Se você estiver comprometido em praticar o mais regularmente possível, suas habilidades de falar e escrever serão naturalmente melhoradas.

Então não esqueça: Pare de se preocupar com os erros e use cada situação desconfortável como uma oportunidade de melhorar seu desempenho em falar inglês publicamente.

E você, tem alguma dica de auto-confiança para compartilhar